terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Usando o Twitter em sala de aula: plano de aula

Plano de aula elaborado pela professora Tânia Pereira Lopes Guimarães, aluna da pós de metodologia do ensino da língua portuguesa, da Universidade Gama Filho.

Aula:  Gêneros escritos  – Produção de minicontos no Twitter e impresso.

Número de aulas: 6 aulas

Número de alunos: 26

Características dos alunos: 70% dos alunos são oriundos de escola particular e 30% de escola pública, esses com dificuldades de entrosamento.

Objetivos: Ao final das  aulas, os alunos serão capazes de adequar o uso da linguagem escrita em veículos diferentes, desenvolver a síntese e utilizar recursos coesivos em um texto.

Objetivos específicos:  Ao final das aulas os alunos serão capazes de criar textos temáticos,  adaptar-se à rede social e entender a lógica da produção de texto com narração e descrição.

Conteúdo: Produção de texto, através da escolha de um gênero, com o uso de diversos meios de comunicação, como o oral, a escrita e a informática.

Técnica Didática:
1 - Relatar à classe as atividades que serão desenvolvidas neste plano para que haja um esclarecimento, possibilitando o envolvimento dos alunos. (10 min.)
- Solicitar aos alunos a escolha de um ou mais relator para anotar as atividades durante as aulas. (10min).
 - Perguntar aos alunos quem usa o twuitter  e o que conhecem sobre conto e quais suas características . (10min.)
- Disponibilizar impressos que reproduzam informações sobre o twitter e sobre contos e discutir os temas com a turma. (10 min.)
Obs.: Solicitar aos alunos o livro “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX”  e informar quais atividades a serem desenvolvidas na próxima aula. (5 min)

2 - Iniciar a próxima  aula pedindo para o relator registrar na lousa quais atividades que foram realizadas na aula anterior. (5min)
- Dispor a sala em círculo para conversar com a turma e recuperar o que já sabem sobre conto e o twitter. (10min.)
- Apresentar o livro para a sala, realizando comentários e incentivando os alunos a fazerem perguntas. (15min.)
- Pedir para turma escolher 10 contos, que poderá ser por votação, realizando junto com eles a leitura de 5 contos. (10min.).
Obs.: Solicitar aos alunos que leiam em casa os contos escolhidos para a próxima aula e informar quais atividades serão desenvolvidas. (5 min).
3 - Iniciar a próxima  aula pedindo ao relator para expor as atividades realizadas na aula anterior e responder as dúvidas. (5min.)
- Apresentar os detalhes de um conto e quais são os ingredientes que o caracterizam, como: a  ação, o lugar, o tempo e o tom, usando data show.  (10min)
- Orientar a produção de uma história dentro de uma temática que agrade a  turma. A escolha pode ser feita por votação. Não limitar o tamanho do texto nesta etapa, mas
ressaltar que ele se tornará um micro-conto.  (10min.)

- Aguardar o tempo de produção do conto. (15 min.)
Obs.: Solicitar que leiam o texto em casa e tentem reescrevê-lo, cortando palavras ou frases que julgarem desnecessárias e trazer para a próxima aula os dois textos. (5 min.)
4 - Iniciar a próxima  aula relatando as atividades que foram realizadas na aula anterior. (5min.)
- Pedir para os alunos formarem duplas para verificar quanto o texto do colega diminuiu e discutir os critérios da edição. Circular pela sala sugerindo formas de diminuir o microconto, questionando qual é a idéia central da história. (15min.)
-Solicitar que reescrevam o conto após as discussões. (15min)
Obs.: Pedir que em casa reescrevam a historia no computador  ou em papel comum para a próxima aula e  informar  quais serão as próximas atividades . (10min.)
5 - Iniciar a aula pedindo para o relator expor as atividades realizadas na aula anterior e responder as dúvidas (10 min.)
- Solicitar aos alunos para se organizarem em 5 grupos, 4 de cinco e um de 6, elegendo um representante. (10min.)
- O representante de cada grupo deve ler um dos textos escolhido pela turma, levando em consideração não apenas o seu aspecto formal, mas o caráter impactante. (15min)
Obs:Recolher as outras produções para verificar se há problemas relativos à coerência, ao estilo e ao uso de conectores linguísticos. Devolver na próxima aula. (10min.).
6- Iniciar a próxima  aula pedido para o relator expor as atividades que foram realizadas na aula anterior e responder as perguntas.(10 min.)
- Entregar para os grupos os textos com as observações realizadas pelo professor e pedir que reescrevam os contos. (10min).
- Dispor a sala em circulo e incentivar a turma a discutir sobre as observações e se são pertinentes às idéias planejadas. (15min)

- Criar uma conta no twitter  O Livro Virtual, que reunirá todos os microcontos com os textos escolhidos assim que estiverem digitados, conforme o formato do twuitter. Imprimir algumas cópias e entregar para os grupos.
*Recursos:* Livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX (Marcelino Freire, 240 págs.), sala de informática, computador com acesso a internet, data show, papel comum e caneta.
Avaliação
A avaliação será realizada durante as atividades através da observação, do desempenho das discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão no texto redigido individualmente e em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário