Disponível no Blog Boteco Escola: http://jarbas.wordpress.com/2011/02/22/novas-tecnologias/
Steen Larsen contou-me uma história interessante. Quando ele tinha quatro ou cinco anos, o diretor de sua pré-escola levou pequenos grupos de alunos para ver uma maravilha tecnológica . Na sala de diretoria fora instaladdo um telefone que não dependia de auxílio da telefonista. Começava uma era de comunicação sem intermediação. O entusiasmo do diretor era contagiante.
O episódio narrado pelo Steen deve ter acontecido há uns sessenta e dois anos. De lá para cá, muita água rolou no campo da telefonia. Mas, não é isso que importa. O que importa, como observava meu amigo dinamarquês na continuidade da conversa, é registrar o deslumbramento que costuma acompanhar a introdução de maravilhas tecnológicas em nosso mundo. Para Steen, deslumbramento no caso é algo descabido. Valoriza-se em demasia o novo, atribuindo-lhe virtudes muito superiores às que ele de fato possui. Além disso, o deslumbramento é acompanhado por um sentimento de que o novo equipamento exigirá aprendizagem sistemática de certos saberes operacionais.
Pode-se explorar diversas possibilidades de reflexão a partir do caso contado pelo Steen. Convido o leitor a pensar no assunto. E, para complementar o quadro, acho que convém dar uma olhada num vídeo de “treinamento” de uso da tecnologia que tanto entusiasmou o diretor da escolinha frequentada por meu amigo das lonjuras nórdicas. Recebi indicação do dito vídeo hoje por meio de e-mail enviado outro amigo, o Carlos Seabra.
O episódio narrado pelo Steen deve ter acontecido há uns sessenta e dois anos. De lá para cá, muita água rolou no campo da telefonia. Mas, não é isso que importa. O que importa, como observava meu amigo dinamarquês na continuidade da conversa, é registrar o deslumbramento que costuma acompanhar a introdução de maravilhas tecnológicas em nosso mundo. Para Steen, deslumbramento no caso é algo descabido. Valoriza-se em demasia o novo, atribuindo-lhe virtudes muito superiores às que ele de fato possui. Além disso, o deslumbramento é acompanhado por um sentimento de que o novo equipamento exigirá aprendizagem sistemática de certos saberes operacionais.
Pode-se explorar diversas possibilidades de reflexão a partir do caso contado pelo Steen. Convido o leitor a pensar no assunto. E, para complementar o quadro, acho que convém dar uma olhada num vídeo de “treinamento” de uso da tecnologia que tanto entusiasmou o diretor da escolinha frequentada por meu amigo das lonjuras nórdicas. Recebi indicação do dito vídeo hoje por meio de e-mail enviado outro amigo, o Carlos Seabra.
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