quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O iPad em sala de aula


Tory Oliveira

Conheça alguns aplicativos que podem ser baixados no tablet da Apple e usados por professores e alunos
Lançado em abril de 2010 e desde dezembro disponível oficialmente no Brasil, o iPad promete revolucionar a maneira como o conteúdo digital é acessado por seus usuários. Ostentando o visual de um “iPhone gigante”, com sua tela de touch-screen, o iPad trabalha como um computador portátil – é possível redigir e-mails, acessar sites na internet, exibir vídeos e ler versões digitais de livros, jornais e revistas. Além disso, como já acontecia com outros produtos do gênero, existe uma imensa gama de aplicativos desenvolvidos especialmente para o tablet da Apple. Baixados de forma gratuita ou a custo- de poucos dólares, os aplicativos (ou “apps”) são uma espécie de programa que acrescenta novos recursos ao iPad, como um jogo, um editor de texto mais arrojado ou um visualizador de mapas.
Apesar de a esmagadora maioria dos aplicativos ainda estar ligada ao mundo dos jogos eletrônicos e do entretenimento, uma pesquisa da Distimo, empresa especializada na análise de lojas de aplicativos, apontou que 8% dos cerca de 200 mil aplicativos produzidos em 2010 são voltados para a educação – atrás apenas dos games e do entretenimento. “De 15 anos para cá, estamos vivendo uma grande mudança na educação, com a chegada dos computadores e, principalmente, com a popularização da internet”, explica Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer para a Cidadania e especialista em tecnologia aplicada à educação. “O iPad é mais uma tecnologia que chega às escolas e que tem mais um fator: a mobilidade. Ao contrário do que acontecia com os primeiros computadores, o aluno pode levar o iPad para qualquer lugar.”
O preço do tablet é salgado – a versão mais barata, de 16 GB, custa 1.649 reais. Não é para qualquer bolso, mas para quem gosta de tecnologia vale a pena conhecer a novidade. Veja alguns aplicativos que podem ser usados por professores e alunos em diferentes disciplinas em sala de aula.
1. QUÍMICA: THE ELEMENTS – A VISUAL EXPLORATION
As aulas de Química ganham em diversão com este aplicativo. Nesta versão digital da tabela periódica, é possível visualizar e interagir com os 118 elementos em 3D, ler sobre sua origem, saber sobre a história da sua descoberta e sobre propriedades como os pontos de fusão e ebulição. Em inglês.
2. MATEMÁTICA: MATHBOARD
As quatro operações matemáticas podem ser exploradas com o aplicativo Math-board. O programa, cuja aparência simula um quadro-negro, sorteia uma série de exercícios de matemática. O quiz tem diferentes níveis de dificuldade e, além das operações básicas, também é possível exercitar seus conhecimentos em raiz quadrada e potências.
3. GEOGRAFIA: WORLD ATLAS HD
Desenvolvido pela National Geographic, o aplicativo mostra mapas físicos e políticos de países do mundo todo. A atividade fica mais dinâmica com o recurso touch-screen, que permite dar zoom e passear pelos mapas. Além dos mapas, é possível explorar dados sobre os países selecionados.
4. LITERATURA: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
A versão para iPad do clássico de Lewis Carroll transforma a leitura de Alice no País das Maravilhas em uma verdadeira experiência audiovisual. Além de ricamente ilustrado, o livro digital “interage” com o leitor: balançar o iPad faz com que Alice se mova etc.
5. iBOOK
É o leitor-padrão de e-books (livros digitais) do iPad. Além de virar as páginas com um simples toque, o aplicativo vem com um dicionário instalado – basta selecionar as palavras e clicar em dicionário para encontrar suas definições.
6. PAGES
Espécie de Word para iPad, o processador de textos usa tanto a função touch-screen quanto o teclado virtual do tablet. O layout é altamente modificável (existem 16 modelos predefinidos) e é possível incluir imagens no documento.
7. CIÊNCIAS: MOON GLOBE HD
Com um pequeno toque, viaje até a Lua com este aplicativo. Veja o satélite natural em 3D, reconstruído por meio de imagens de satélite e recoberto por uma nuvem de tags, responsáveis por identificar e trazer mais informações sobre as regiões da superfície lunar.
8. CIÊNCIAS: DINOSAURS – THE AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY COLLECTIONS
Apaixonados por Paleontologia podem explorar o maior acervo de fósseis de dinossauros do mundo, pertencentes ao Museu Americano de História Natural dos Estados Unidos. Cada fotografia interativa traz informações sobre o dinossauro e sobre o paleontólogo responsável pela sua descoberta.
9. MATEMÁTICA: GEOMETRY STACH
Esqueceu a fórmula? Recorra aos mais conhecidos postulados e teoremas da Geometria diretamente na tela do iPad.
10. INKLING
Com conteúdo produzido ou adaptado especialmente para o aplicativo, o Inkling pretende modificar a maneira com que estudantes se relacionam com seus livros didáticos. Mais do que simplesmente transpor o livro de papel para a tela do iPad, o aplicativo proporciona maior interatividade e a possibilidade de trocar informações on-line com colegas e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário