terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Planejamento: filme Sorriso Monalisa

Assistir a filmes que retratem a nossa prática docente é algo produtivo para refletir como estamos nos comportando como educadores e como podemos mudar algum tipo de comportamento, atitude ou até perceber a necessidade de desenvolver novas habilidades.
Uma sugestão de filme com a sempre ótima atriz Julia Roberts é "O sorriso de Monalisa". Assista a essa cena abaixo, em que se vê a primeira aula dessa professora diante de uma sala de aprendizes adultos, 100% feminina.




Muito difícil ministrar uma aula como essa. Difícil significa, aqui, incômodo, frustrante. Mas pode ocorrer com frequência, caso o professor não faça um bom planejamento de suas aulas, voltado, sempre, ao público-alvo. Claro que, nesta cena, as alunas participam ativamente por se tratarem de aprendizes adultos; esse comportamento é menos frequente em crianças e adolescentes. Mas independentemente de se tratar de ensino de adultos ou de crianças e jovens, é fundamental que o professor planeje e traga para a sala de aula informações, discussões, atividades e recursos instigantes, motivadores e relevantes para seus aprendizes. Só assim é possível começar com o pé-direito o processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário