segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto 10: transdisciplinaridade

Autora: ELAINE APARECIDA MARIUSSO GIBELLI


Sequência Didática Transdiciplinar

Disciplina: Língua Portuguesa.

Série: 5º ano do Ensino Fundamental I. 

Tempo estimado: 6 aulas aproximadamente (flexível).

Conteúdo: A carta como gênero textual.

Objetivo: Produzir a escrita de uma carta pessoal aplicando  as características próprias deste gênero textual.

Habilidades:
o Realizar leitura de imagens.
o Classificar imagens com base em critérios ocultos.
o Levantar hipóteses.
o Refletir acerca de questionamentos orais.
o Socializar informações.
o Ouvir e apreciar a leitura de uma carta.
o Comparar e diferenciar carta de outros gêneros textuais.
o Entender a carta como meio de comunicação escrita.
o Diferenciar tipos de carta (pessoal e comercial).
o Conscientizar-se da importância das cartas como meio de comunicação para nossas gerações anteriores e para as pessoas de épocas passadas de modo geral.
o Identificar outros meios de comunicação escrita.
o Comparar a carta com outros meios de comunicação escrita, seja pessoal ou não.
o Perceber a evolução dos meios de comunicação, pessoais ou não, com o passar do tempo.
o Entrevistar pessoas como parte inicial de uma pesquisa de campo.
o Organizar e tabular dados de pesquisa.
o Explorar o mapa político e regional do Brasil.
o Explorar o globo terrestre.
o Construir um gráfico de colunas com base em sua própria pesquisa de campo.
o Receber um convidado com respeito e cortesia.
o Formular e direcionar perguntas criativas e pertinentes.
o Valorizar a profissão de carteiro percebendo sua importância para os cidadãos.
o Organizar grupos de estudo.
o Perceber-se como indivíduo atuante dentro de um grupo de estudo dividindo funções.
o Utilizar recursos tecnológicos para produção textual.
o Escrever uma carta apropriando-se de suas características.
o Redirecionar escrita mediante sugestões do professor.
o Analisar e avaliar a escrita de cartas diferentes da sua.
o Vivenciar mentalmente um personagem como parte de uma tarefa para a produção de uma carta.

Desenvolvimento:

1ª aula: 
Para abertura desta sequência didática, as imagens a seguir deverão ser impressas e fixadas na lousa de maneira aleatória. Não indico a projeção, pois desta forma seria difícil organizá-las de um modo que ficassem todas expostas ao mesmo tempo.


Questionar:

o Vocês conhecem estas imagens? (explorar cada uma com o grupo e observar principalmente o que eles irão dizer sobre a imagem do filme Crepúsculo e do filme Tropa de Elite, pois é fundamental que todos conheçam as histórias, já que estas imagens farão parte da atividade de avaliação desta sequência - caso não conheçam faça um breve relato de ambas e indique que assistam os filmes em casa se possível).
o Como nós poderíamos agrupar estas imagens? (caso não consigam classificar as imagens, oriente-os a pensar em critérios de aproximação, do tipo pessoas, filmes, textos, redes sociais, imagens de arte, monumentos e alcoolismo).
o Com a classificação das imagens sugerida pelo grupo, faça a reorganização destas imagens na lousa, de modo que formem grupos.
o Analise com a turma cada grupo de imagens e observe se alguma ficou sozinha. Nomeie se existir uma imagem ou imagens solitárias (provavelmente a imagem de alguém bebendo diretamente da garrafa e a imagem do monumento ficarão fora dos grupos criteriosos). 
o O próximo passo é realizar a leitura de uma carta. Diga para eles que irão escutar a leitura de um texto. Após a leitura, pergunte o que perceberam deste texto: o que entenderam, se já escreveram ou receberam um  texto assim, se sabem o nome que damos a este tipo de texto...sinta a conversa que vocês estão tendo e aprofunde os questionamentos até onde julgar conveniente.
o Após, lance a seguinte questão de desequilíbrio que fará parte de toda esta sequência e que deverá ser retomada ao final, no momento da avaliação: 

Como podemos relacionar as imagens que vimos e agrupamos com este texto que li para vocês? Há algum grupo específico onde o texto lido possa se encaixar? 

o Elenque as respostas na lousa se achar necessário. Vá percebendo se eles conseguem relacionar a carta ao grupo de imagens de textos. Se conseguem notar que é um gênero textual de comunicação.
o Dentre os textos deste grupo, a carta tem a mesma função de outros que vocês conhecem? (sim, textos que trazem informações: do jornal, da página da revista e da página Wikileaks – lembre-se de explicar que se trata de uma fonte com acesso restrito e que divulga informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra).
o Qual tipo de texto tem função diferente da carta neste grupo? (gibi – história em quadrinhos).
Agora, chegou um momento muito importante: o levantamento dos conhecimentos prévios sobre a carta como gênero textual.
o Quais características vocês observam nestes textos do grupo que formamos?
o Quem saberia dizer quais são as características de uma carta?
o São características totalmente diferentes dos outros textos ou há algo em comum?
o Quantos tipos de carta vocês acham que existe?

Peça que copiem no caderno aquilo que for surgindo e esteja correto, claro sempre com a mediação da professora.
o Tipos de carta: pessoal e comercial.
o Conceito, função e características da carta pessoal: texto em prosa escrito com a função de informar assuntos pessoais. Suas características são: data com o nome da cidade remetente, saudação com o nome da pessoa destinatária, o texto com as informações a serem transmitidas, a despedida e assinatura do remetente.
o Características da carta comercial: repetir o processo em relação à carta pessoal.

Continue esclarecendo as possíveis dúvidas.
Como lição de casa, peça que pesquisem em sua família se alguém já recebeu uma carta, seja pessoal ou comercial. Oriente-os a pedirem permissão aos familiares para trazerem esta carta para a escola e fazer a leitura para os amigos.

2ª aula:

o Inicie a aula com a leitura das cartas trazidas de casa e vá fazendo questionamentos orais a cada carta lida.
o Após, lembre-se de agradecer a participação dos alunos que trouxeram as cartas, porém lembre-se também de enfatizar que como a carta traz informações pessoais, nem todas as pessoas permitem que outras as leiam quando recebem. Desta forma, tira-se o “peso” do dever não cumprido naqueles que não tiveram a oportunidade de trazer uma carta da família.
o Proponha à  turma que, como atividade, escrevam uma carta pessoal para alguém que trabalha na escola. A escolha é livre. Pode ser a diretora, a coordenadora, inspetores, faxineiros, professores etc. Para isto, divida a sala em grupos. O intuito é que os alunos interajam socializando informações, encontrando interesses comuns que possam ser direcionados em forma de carta para quem desejarem. Vá passando nos grupos dando o feedback necessário, pontuando, corrigindo e fazendo pequenos elogios se julgar pertinente como forma de incentivá-los à escrita.
o Ao final, peça que coloquem as cartas dentro de um envelope e o preencham. Diga que entreguem as cartas para que você, professora, para que faça as respectivas entregas já que não há um correio dentro da escola.
o Aproveite o momento para falar sobre o correio e sobre os carteiros.
o Como medida de bom senso, fora da sala de aula, leia as cartas escritas pela turma antes de realizar a entrega das mesmas.


3ª aula: (exigirá um tempo maior, poderá ocupar 2 aulas seguidas)

o Inicie a aula mostrando o mapa político e regional do Brasil. Mostre também o globo terrestre. Explore alguns países e continentes no globo e a localização do estado de São Paulo e de outros estados no mapa do Brasil.
o Após, retome as imagens de abertura da sequência didática questionando se as pessoas daquele determinado grupo formado com as imagens parecem ser de uma época atual ou distante (provavelmente dirão que é de uma época distante, antiga). Como vocês perceberam isso? Será que naquela época as pessoas usavam cartas para se corresponder? Observem as imagens das redes sociais. Será que naquela época já existiam? Será que a escrita de uma carta como informação é o mesmo tipo de escrita que fazemos ao enviar um e-mail ou postar um recado ou mensagem no Facebook ou Twitter?
o Ouça e valorize todas as hipóteses fazendo os ajustes necessários às informações dadas por eles.
o Diga que hoje, você tem uma surpresa para eles. Que receberão a visita de um carteiro. Que ele virá para explicar o que é e como funciona o correio, os tipos de serviços oferecidos pelo correio e como é o trabalho dele. Diga que o mapa do Brasil e o globo estão na sala para ajudá-los a lembrar de lugares que gostariam de relacionar às perguntas que gostariam de fazer para o visitante e também para o visitante usar se precisar ilustrar alguma explicação das entregas das correspondências. Diga aos alunos que eles têm 5 minutos aproximadamente para elencar em uma folha do caderno algumas perguntas que gostariam de fazer ao carteiro. Oriente-os a fazerem perguntas pertinentes e inteligentes. Também oriente-os a receber o visitante com respeito e educação, bem como de despedirem da mesma maneira.  Seria muito interessante se, no momento da visita, um computador estivesse disponível com acesso à internet, pois desta forma o carteiro também poderia instruí-los sobre como usar mais este serviço oferecido pela empresa dos correios e telégrafos. 
o Após a partida do visitante, “feche” a aula fazendo os comentários que julgar necessários e adequados.


4ª aula:

o Inicie esta aula distribuindo uma folha de na qual escreverão 2 perguntas que acharem necessárias para entrevistarem pessoas em relação ao tipo de recurso que utilizam quando precisam se corresponder de maneira escrita. Colocarei aqui como sugestão 2 perguntas, mas pode ser o que vocês acharem melhor. 
1ª pergunta: Você usa qual dos meios de comunicação escrita abaixo para se corresponder com pessoas queridas:  
(    ) carta
(    ) e-mail
(    ) redes sociais
(    ) nenhuma das alternativas

2ª pergunta: Com quais lugares do Brasil ou do mundo você se corresponde com estas pessoas queridas?

(    ) somente em São Paulo
(    ) outros estados brasileiros
(    ) outros países

o Oriente-os a entrevistar um funcionário da escola e um colega de outra turma. O objetivo aqui é que percebam que a diferença de idade talvez possa influenciar na escolha do meio de comunicação escolhido. Talvez, as pessoas mais velhas prefiram ainda a carta como forma mais formal de escrita, ou então não tenham muito acesso à tecnologia seja por qualquer motivo (falta de condição social, medo de manusear recursos tecnológicos etc). Diga que eles têm aproximadamente 15 minutos para entrevistarem estas pessoas e voltarem para a sala. Marcar um determinado tempo neste caso, tem o intuito de organizar a aula, já que sempre trabalhamos com o tempo “apertado”
o Com os dados da pesquisa em mãos, faça com eles a contagem, organize, tabule os dados.
o O próximo passo é organizar na lousa um gráfico (sugiro de colunas pela praticidade, mas fica a critério a escolha – de linha, de barras, pictórico, de setor – o que for mais indicado em sua turma).
o Faça com eles a interpretação do gráfico, tire as conclusões sobre os tipos de correspondências escritas mais usados e os lugares para os quais são enviados.
o Peça que copiem os dados da pesquisa e o gráfico no caderno.


5ª aula: (1ª parte da avaliação)

o Inicie a aula mostrando para eles os seguintes pares de imagens:


   


   E




o Diga que hoje a atividade sobre cartas é bem diferente. Diga que precisarão vivenciar um momento especial. Deverão se imaginar como personagens. Que poderão escolher vivenciar os personagens do filme Crepúsculo ou do Filme Tropa de Elite (assim agradamos a população feminina e a masculina!). Peça que observem as imagens que acompanham estes personagens, pois estas imagens deverão constar da atividade que será escrever uma carta pessoal.
Atividade na folha:

Observe os pares de imagens abaixo e escolha um para você vivenciar mentalmente. Assinale sua escolha.


     

 (    )






(    )


Agora você deverá escrever uma carta obedecendo a estrutura deste tipo de texto (características). 
Se coloque como personagem que participa da narrativa (texto da carta).
Escreva para quem você quiser: outro personagem do filme, um fã alucinado...Use sua criatividade! Lembre-se que a imagem ao lado (monumento e pessoa bebendo) fazem parte de sua escolha e portanto, devem constar em seu texto.

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o Em sala, eles iniciarão esta escrita em uma folha de caderno, será o esboço, o rascunho. Neste momento esteja disponível para orientar se for solicitada apenas. Lembre-se que se trata da avaliação, então procure intervir o mínimo possível.
o Quando acabarem, recolha as produções e analise-as criteriosamente fazendo suas observações e anotações avaliativas.

6ª aula: (2ª parte da avaliação)
o Devolva as produções dos alunos.
o Faça cm eles os comentários pertinentes após sua leitura e 1ª avaliação.
o Peça que passem a escrita “a limpo” na folha de atividade seguindo suas orientações.
o Depois de corrigidas, fica como sugestão disponibilizar as cartas para que os próprios alunos leiam as produções dos colegas. Eles mesmos acabam funcionando como corretores dos colegas. Será uma maneira de colocá-los em contato com outras produções diferentes das suas.

Sobre esta sequência didática:
Procurei ir além da simples junção de conteúdos e disciplinas e do aprendizado cognitivo, tornando-a transdisciplinar.
Utilizei algumas sugestões presentes no texto de José Aloyseo Bzuneck (Como motivar alunos: sugestões práticas):
Aulas motivadoras com propostas significativas.
Conteúdo de interesse dos alunos.
Feedback como estímulo, além da orientação.
O uso da “fantasia” como recurso.

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