INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 20 de Abril de 2011
Horário: Das 9h às 17h
Informações Adicionais:Secretaria de Eventos – FE/Unicamp
eventofe@unicamp.br
Data: 20 de Abril de 2011
Horário: Das 9h às 17h
Informações Adicionais:Secretaria de Eventos – FE/Unicamp
eventofe@unicamp.br
“Estamos virando aparelhos; os homens andam como robôs, falam como microfones, ouvem como celulares. Não sabemos se estamos com tesão ou se criam o tesão em nós. O Brasil está tonto, perdido entre tecnologias novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados.” – Arnaldo Jabor, Blogs, Twitter, Orkut e outros buracos, Correio Popular, 03/11/2009, p. C1.
Da década de 1990 para cá, as práticas de leitura se diversificaram sobremaneira através das conquistas geradas pela tecno-ciência. A convergência e a integração de várias linguagens num único recurso (meio, instrumento) de comunicação não apenas acelera a circulação de informações nas sociedades contemporâneas, mas impõem a aprendizagem e o domínio de novas competências de leitura para o manejo e usufruto desses meios. E a convergência de vários meios – ou mídias – de comunicação, envolvendo um mosaico de linguagens interconectadas, interativas e multifuncionais, também representa uma complexificação dos processos de leitura nos dias atuais.
A escola e os professores, responsáveis pelo ensino das linguagens às novas gerações, têm um compromisso com o desenvolvimento de uma sensibilidade para com os avanços resultantes da convergência de mídias. Isto porque, quer queira quer não, as mídias (impressas, digitais, audiovisuais, multimidiais, etc.) são as grandes propulsoras da comunicação, do conhecimento, das descobertas científicas, das artes e dos debates sociais no mundo atual. Igualmente, o magistério, para concretizar o ensino e dinamizar o currículo, necessita de ferramentas específicas para o trabalho com os conteúdos do saber, de diferentes canais de comunicação e de metodologias específicas para dinamizar os relacionamentos humanos e as aprendizagens no espaço escolar.
Nestes termos, este fórum pretende refletir a respeito do desafio resultante da convergência de mídias na esfera das práticas de leitura, em especial as demandas e expectativas para o ensino-aprendizagem no âmbito das escolas. Isto, considerando o contexto social brasileiro, onde a desigualdade social se faz escancaradamente presente, onde a distribuição de renda é uma das menores do mundo e onde a dívida dos governos para com o magistério e infra-estrutura das escolas é gigantesca, sem que se antevejam claramente as ações de enfrentamento dos problemas e as estratégias de superação.
OBJETIVOS
Este evento propõe-se refletir sobre o fenômeno do hibridismo das linguagens e da convergência de mídias, aprofundando os seus efeitos no terreno educacional. Subsidiariamente, o fórum ainda pretende:
- Discutir conceitos e princípios relacionados com o fenômeno da convergência de mídias;
- Apresentar experiências vinculadas ao uso de mídias nas escolas;
- Expor as características de uma mídia – a lousa interativa -, que vem sendo utilizada num grande número de escolas brasileiras.
- Proporcionar, através de livraria no local, o conhecimento de livros que se relacionam com tema do fórum, aproximando os participantes dos autores.
MANHÃ
09h00 – Abertura Oficial
Carmen Zink Bolonhini – Representando a Coordenadoria Geral da Unicamp
Sérgio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Presidente da ALB
Ezequiel Theodoro da Silva – ALLE, FE/Unicamp, Portal Leitura Crítica e Coordenador do Evento
Carmen Zink Bolonhini – Representando a Coordenadoria Geral da Unicamp
Sérgio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Presidente da ALB
Ezequiel Theodoro da Silva – ALLE, FE/Unicamp, Portal Leitura Crítica e Coordenador do Evento
09h30 – Conferência de Abertura
“Mídias audiovisuais e literatura: amor à narrativa”
Conferencista: Rosa Maria Bueno Fischer
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Moderadora: Nair F. Gurgel do Amaral
(Universidade Federal de Rondônia, Pós-Doutoranda, FE-Unicamp)
“Mídias audiovisuais e literatura: amor à narrativa”
Conferencista: Rosa Maria Bueno Fischer
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Moderadora: Nair F. Gurgel do Amaral
(Universidade Federal de Rondônia, Pós-Doutoranda, FE-Unicamp)
10h30 – 11h00 – Intervalo para Café
Roda de Autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum
Roda de Autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum
11h00 –– Palestra
“Convergência de mídias: as esferas da produção e da recepção”
Convidado: Fabiano Ormaneze
(Coordenador de Jornalismo do Projeto Correio Escola Multimídia – Grupo RAC-Campinas, Professor da PUC-Campinas)
Moderadora: Íris de Oliveira
(Mestranda Faculdade de Educação – Unicamp)
“Convergência de mídias: as esferas da produção e da recepção”
Convidado: Fabiano Ormaneze
(Coordenador de Jornalismo do Projeto Correio Escola Multimídia – Grupo RAC-Campinas, Professor da PUC-Campinas)
Moderadora: Íris de Oliveira
(Mestranda Faculdade de Educação – Unicamp)
12h00 – Intervalo para Almoço
TARDE
14h00 – Exposição
“Inovando com a Lousa Interativa”
Palestrante: Andréa Pimentel Caran
(Diretora Executiva da Divertire Editora)
Moderadora: Elizena Cortez
(Colégio Notre Dame/Campinas e Equipe Pedagógica do Correio Escola/RAC)
“Inovando com a Lousa Interativa”
Palestrante: Andréa Pimentel Caran
(Diretora Executiva da Divertire Editora)
Moderadora: Elizena Cortez
(Colégio Notre Dame/Campinas e Equipe Pedagógica do Correio Escola/RAC)
15h00 – Mesa Redonda
Convergência de Mídias: constatações e propostas “Leitura e Convergência de Mídias”
Convidado – Rubens Queiroz de Almeida
(Centro de Computação da Unicamp)
Convergência de Mídias: constatações e propostas “Leitura e Convergência de Mídias”
Convidado – Rubens Queiroz de Almeida
(Centro de Computação da Unicamp)
Objetos digitais na escola: convergência de mídias, divergência de leituras
Convidado: Wladimir Stempniak Mesko
(Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Campinas)
Moderadora – Gabriela Fiorin Rigotti
(Doutoranda FE-Unicamp)
Convidado: Wladimir Stempniak Mesko
(Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Campinas)
Moderadora – Gabriela Fiorin Rigotti
(Doutoranda FE-Unicamp)
17h00min – Encerramento
FE - Faculdade de Educação
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE), com o apoio do Portal Leitura Crítica, sob o comando do Professor Ezequiel Theodoro da Silva. O Grupo ALLE foi criado no final de 1998. É um espaço para a aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados na pesquisa e reflexão sobre questões relacionadas à leitura e escrita na sociedade brasileira. Desenvolve trabalhos em duas grandes linhas de pesquisa: Sociedade, Cultura e Educação e Ensino, Avaliação e Formação de Professores.
Site do ALLE - http://www.fe.unicamp.br/alle/
Portal LEITURA CRÍTICA - http://www.leituracritica.com.br/
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE), com o apoio do Portal Leitura Crítica, sob o comando do Professor Ezequiel Theodoro da Silva. O Grupo ALLE foi criado no final de 1998. É um espaço para a aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados na pesquisa e reflexão sobre questões relacionadas à leitura e escrita na sociedade brasileira. Desenvolve trabalhos em duas grandes linhas de pesquisa: Sociedade, Cultura e Educação e Ensino, Avaliação e Formação de Professores.
Site do ALLE - http://www.fe.unicamp.br/alle/
Portal LEITURA CRÍTICA - http://www.leituracritica.com.br/
ALB – ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura - pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”; estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: http://www.alb.com.br
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura - pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”; estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: http://www.alb.com.br
RAC – REDE ANHANGUERA DE COMUNICAÇÃO
A Rede Anhanguera de Comunicação é constituída por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação, desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo, promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de jornais.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e http://www.cosmo.com.br/
A Rede Anhanguera de Comunicação é constituída por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação, desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo, promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de jornais.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e http://www.cosmo.com.br/
Inscreva-se: http://foruns.bc.unicamp.br/magis/foruns_magis.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário