Meio ambiente: conhecer as memórias para preservar o presente
Autora: Regilene Paulina da Cunha
Objetivos:
• Desenvolver o gênero esfera jornalística e memórias com o professor de português e biologia;
• Integrar os recursos tecnológicos Windows movie maker no contexto de sala de aula utilizando a interdisplinaridade envolvendo o professor da sala de informática;
• Incentivar o aluno no protagonismo juvenil sendo capaz de buscar informações, selecionar, avaliar, desenvolver a criticidade e a oralidade.
Público-alvo: 1° ano ensino médio
Conteúdos:
• Estudo do gênero jornalístico: entrevista;
• Estudo de texto do gênero relato de memórias “Naqueles tempos” de Zélia Gattai;
• Revistas, jornais e internet relacionado ao meio ambiente para desenvolvimento nas aulas de biologia;
• Estudo do Windows movie maker, utilização da máquina fotográfica digital ( captura de imagens e vídeos ) na sala de informática.
Tempo estimado: 14 aulas
Material: livros e revistas sobre meio ambiente, máquina fotográfica digital, internet e textos de apoio.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Apresentação do projeto para a turma dando ênfase a importância da preservação do meio ambiente e do conhecimento do passado sobre o meio ambiente local. Apresente a proposta de elaboração de memórias do bairro com relação ao meio ambiente. Para isso os alunos deverão sair a campo e pesquisar junto aos moradores mais antigos do bairro como era o meio ambiente no entorno da escola.
2ª etapa
O professor explicará o gênero memórias utilizando o texto da Zélia Gattai e elaborará junto com os alunos o questionário para ser aplicado na entrevista com os moradores do bairro.
3ª etapa
Nessa etapa enfocar a esfera jornalística formal oral, pois os alunos ao saírem para fazer as entrevistas com os moradores já estarão gravando os vídeos com o uso da máquina digital. Os alunos deverão antes de começarem as entrevistas solicitar a autorização para divulgação das imagens.
4ª etapa
Fazer a seleção do material coletado na pesquisa de campo. Escolher dentre os alunos o apresentador do vídeo e treinar a apresentação do gênero jornalístico formal oral. Os alunos deverão organizar um projeto de apresentação no programa do Windows movie maker na sala de informática com o auxílio do professor de informática utilizando para criação do vídeo as fotos coletadas, memórias dos moradores antigos e as entrevistas sobre o meio ambiente no entorno da escola.
5ª etapa
Produzir com auxílio do professor de biologia um texto e gravá-lo sobre a importância da preservação do meio ambiente para fazer parte do vídeo.
6ª etapa
Organizar uma apresentação prévia do vídeo elaborado pelos alunos, organizar uma auto-avaliação do processo de criação, os alunos podem comentar sobre as facilidades e dificuldades da pesquisa de campo e elaboração dos vídeos. Nessa etapa elaborar um convite aos entrevistados e para a comunidade para assistirem juntos a estréia do vídeo sobre “meio ambiente: conhecer as memórias para preservar o presente”.
7ª etapa
Apresentação da produção final “vídeo” elaborado pelos alunos e organizado de forma interdisciplinar pelos professores de português, biologia e informática utilizando recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem eficaz.
Avaliação
Análise das intervenções dos alunos durante as etapas percorridas e do produto final elaborado pelos alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário