quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto 1 com uso de novas tecnologias

Meio ambiente: conhecer as memórias para preservar o presente


Autora: Regilene Paulina da Cunha        


 Objetivos:
Desenvolver o gênero esfera jornalística e memórias com o professor de português e biologia;
Integrar os recursos tecnológicos Windows movie maker no contexto de sala de aula utilizando a interdisplinaridade envolvendo o professor da sala de informática;
Incentivar o aluno no  protagonismo juvenil sendo capaz de buscar informações, selecionar, avaliar, desenvolver a criticidade e a oralidade.


Público-alvo: 1° ano ensino médio


Conteúdos:
Estudo  do gênero jornalístico: entrevista;
Estudo de texto do gênero relato de memórias “Naqueles tempos” de Zélia Gattai;
Revistas, jornais e internet relacionado ao meio ambiente para desenvolvimento nas aulas de biologia;
Estudo do Windows movie maker, utilização da máquina fotográfica digital ( captura de imagens e vídeos ) na sala de informática. 


Tempo estimado: 14 aulas


Material: livros e revistas sobre meio ambiente, máquina fotográfica digital, internet e textos de apoio.


Desenvolvimento:


1ª etapa 
Apresentação do projeto para a turma dando ênfase a importância da preservação do meio ambiente e do conhecimento do passado sobre o meio ambiente local.  Apresente a proposta de elaboração de memórias do bairro com relação ao meio ambiente. Para isso os alunos deverão sair a campo e pesquisar junto aos moradores mais antigos do bairro como era o meio ambiente no entorno da escola.


2ª etapa
O professor explicará o gênero memórias utilizando o texto da Zélia Gattai e elaborará junto com os alunos o questionário para ser aplicado na entrevista com os moradores do bairro.


3ª etapa
Nessa etapa enfocar a esfera jornalística formal oral, pois os alunos ao saírem para fazer as entrevistas com os moradores já estarão gravando os vídeos com o uso da máquina digital. Os alunos deverão antes de começarem as entrevistas solicitar a autorização para divulgação das imagens.


4ª etapa
Fazer a seleção do material coletado na pesquisa de campo. Escolher dentre os alunos o apresentador do vídeo e treinar a apresentação do gênero  jornalístico formal oral. Os alunos deverão organizar um projeto de apresentação no programa do Windows movie maker na sala de informática com o auxílio do professor de informática utilizando para criação do vídeo as fotos coletadas, memórias dos moradores antigos e as entrevistas sobre o meio ambiente no entorno da escola.


5ª etapa
Produzir com auxílio do professor de biologia um texto e gravá-lo sobre a importância da preservação do meio ambiente para fazer parte do vídeo.


6ª etapa
Organizar uma apresentação prévia do vídeo elaborado pelos alunos, organizar uma auto-avaliação do processo de criação, os alunos podem comentar sobre as facilidades e dificuldades  da pesquisa de campo e elaboração dos vídeos. Nessa etapa elaborar um convite aos entrevistados e para a comunidade para assistirem juntos a estréia do vídeo sobre “meio ambiente: conhecer as memórias para preservar o presente”.


7ª etapa
Apresentação da produção final “vídeo” elaborado pelos alunos e organizado de forma interdisciplinar pelos professores de português, biologia e informática utilizando recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem eficaz.


Avaliação
Análise das intervenções dos alunos durante as etapas percorridas e do produto final elaborado pelos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário