Objetivos:
- Conhecer a história de Dom Casmurro;
- Conhecer e utilizar diversas tecnologias;
- Aplicar uma estória em diferentes formas de arte;
- Fazer diferentes leituras de uma mesma estória.
Conteúdos:
- Escrita e produção textual;
- Leitura;
- Fotografia artística;
- Produção de vídeos.
Ano:
2º ano do Ensino Médio
Tempo estimado :
Um mês.
Material necessário:
O livro Dom Casmurro, de Machado de Assis; Computadores com acesso a Internet; Câmeras fotográficas, Filmadoras.
Desenvolvimento
1ª etapa
Os alunos já deverão ter conhecimento da obra de Machado de Assis.
A professora irá dividir a turma em quatro grupos com número igual de participantes (ou o mais próximo disso possível).
Será feito um sorteio de métodos a serem trabalhados. A professora fará um sorteio imparcial entre os grupo, definindo qual grupo irá trabalhar com qual aparato tecnológico, dentre eles: Twitter, Blog, Fotolog e You Tube.
2ª etapa
Definidos os temas dos grupos, os mesmos serão orientados a reler o livro, dessa vez com mais atenção a fim de elaborarem a essência de cada um dos capítulos do livro, que serão trabalhados separadamente.
Assim a professora fará as seguintes orientações de acordo com cada método que foi definido:
Twitter – O grupo responsável pelo trabalho com o Twitter deverá criar um perfil na rede social, com um username que esteja relacionado à obra (autor, personagens, o próprio livro) alguém ou alguma empresa que esteja possivelmente interessada no caso.
Cada twitt deve resumir a ideia central de um capítulo inteiro. Essa atividade estimulará os alunos a sintetizar idéias. Serão apenas 140 caracteres para apresentar várias páginas de um capítulo.
A professora deve deixar claro que tudo será avaliado: o layout da página, o nome de usuário, a grafia correta das palavras, a criatividade e principalmente se a informação condiz com a síntese do capítulo.
Blog – O grupo responsável pelo trabalho com o Blog deverá criar uma página na web na qual deverão ser postadas releituras dos capítulos do livro. Esses posts deverão ser o mais criativo possível devendo não ser a repetição integral ou parcial do livro, mas sim como se o livro estivesse sendo contado por outra pessoa. Como se fosse um diário de Bentinho, Capitu ou outro personagem, como se fosse o sonho que alguém vem tendo e no fim se verifica que esses sonhos se completam, enfim, cada capítulo será contado em um post diferente.
A professora deve deixar claro que tudo será avaliado: o layout da página, o endereço criado, a forma como o livro será contado, a grafia correta, os aparatos utilizados e principalmente a criatividade e a fidedignidade à história original.
Fotolog – O grupo responsável pelo trabalho com o Fotolog deverá traduzir cada capítulo em uma fotografia que sintetize a ideia essencial do capítulo. Essas fotografias deverão ser postadas em um Fotolog a ser criado pelo grupo. O Fotolog deverá ter alguma relação com a obra, como se fosse o próprio Fotolog de um dos personagens, do autor, de alguém de fora que vem presenciando os acontecimentos (como um paparazi, por exemplo).
A professora deve deixar claro que tudo será avaliado: o layout da página, o título do Fotolog, a legenda e a descrição de cada foto postada, a grafia correta nas legendas e descrições, a criatividade na criação da página e das imagens, o contexto final do Fotolog (ao final de todas as fotos) e, principalmente, a relação das imagens com a essência dos capítulos.
You Tube – O grupo responsável pelo trabalho com o You Tube deverá produzir vídeos curtos que traduzam cada um dos capítulos do livro. Deverão criar uma conta no You Tube onde serão postados os vídeos em questão.
A professora deve deixar claro que tudo será avaliado: a fidedignidade dos vídeos aos capítulos, a descrição dos vídeos, a qualidade das cenas (som, figurino, interpretação) e a própria criação do perfil no site bem como as postagens.
Deve-se orientar os alunos que a avaliação dos trabalhos será feita em conjunto pelos professores de Língua Portuguesa, Literatura, Produção de Textos e Artes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário