quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais projetos de professores que cursam a especialização da UGF: Camilla Peres Magalhães

Projeto: Cordel Encantado


Público – alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio.


Número de aulas: 05 aulas


Objetivo: Divulgar a literatura de cordel que é um gênero popular da cultura nordestina e escrito frequentemente na forma rimada. Conhecer os principais autores, o tipo de material utilizado para confecção dos livros, forma de venda e de divulgação e origem de sua criação.




Atividades: Filme recital de cordel para ser apresentado no dia do projeto; Divulgação dos convites nas redes sociais (Orkut, facebook, twitter); cenários e figurinos típicos; explicar as características da região nordeste (clima, relevo, vegetação, bioma, estados e capitais, etc.); serão confeccionados estandes para apresentação das turmas no pátio da escola; confecção de pequenos livros com linguagem rimada em grupo com apoio do twitter.


1º aula: Apresentação da literatura de cordel, suas origens, leituras de alguns livros em sala de aula. Esclarecimento de dúvidas e perguntas acerca desse tipo de literatura pela turma. Apresentação do projeto Cordel Encantado: objetivos, metas e avaliação. Divisão da turma em cinco grupos. Para a próxima aula trazer exemplos de literatura de cordel (pesquisa na internet).


2º aula: apresentação das histórias lidas por cada grupo. Em seguida, propor a atividade de confecção das suas próprias histórias rimadas. Os grupos deverão compor essa história com o apoio do twitter, irão começar a escrita através dessa rede social e terminá-la em sala com o grupo.


3º aula: apresentação das histórias desenvolvidas, em um grande circulo. Todas as histórias serão apresentadas na última aula para toda a comunidade escolar. Confecção dos convites do projeto Cordel Encantado pela turma em sala e a proposta final levada para digitação, impressão e divulgação virtual pelas diversas redes sociais. 


4º aula: Organização do figurino e cenário; gravação de um pequeno vídeo sobre as principais características da região nordeste e de um recital do melhor livro escolhidos pelos grupos para apresentação no data show na próxima aula.


5º aula: Apresentação para toda comunidade escolar do projeto Cordel Encantado. Cada grupo contará e distribuirá suas histórias para os visitantes. Cada estande constará de apresentação e recitação de suas histórias e de autores lidos em sala de aula.


Avaliação: A avaliação será realizada durante as atividades em sala e no dia da apresentação pela observação do desempenho dos grupos, pelas discussões e a capacidade de argumentação de cada um, além da clareza nas apresentações visuais e escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário