Projeto – Calma! Não é o fim do mundo
De tempos em tempos, surgem “profetas do apocalipse” anunciando o fim do mundo. Em um planeta em crise, esse é um tema que chama a atenção de nossos jovens. Por outro lado, todos nós de vez em quando reagimos de forma excessiva a alguns eventos, e pequenos incômodos podem ser tratados como se tivessem grandes proporções, como se fossem “o fim do mundo”.
Objetivos
• Entender que o texto de opinião defende um ponto de vista sobre determinado assunto que é fundamentado com explicações, com razões.
• Reconhecer os efeitos de sentido decorrentes da escolha de determinadas palavras ou expressões.
• Fazer uso de uma linguagem clara, direta e precisa.
• Conhecer dados históricos sobre profecias relacionadas ao fim do mundo.
• Identificar problemas ambientais que poderiam ocasionar um desequilíbrio global.
Conteúdos
• Produção de texto (Língua Portuguesa).
• Profetas (História)
• Preservação ambiental (Ciências)
Ano 9º
Tempo estimado Seis aulas
Material necessário
Textos polêmicos apresentados pelo professor sobre o tema do projeto e pesquisa feita pelos alunos na internet.
Desenvolvimento
1ª etapa
Discutir com a turma o crescente interesse sobre o assunto do final dos tempos, que acontecerá como previsto em 2012.
Por se tratar de um projeto transdisciplinar será discutido pelos professores de História, Ciências e Língua Portuguesa que estarão junto com os alunos concatenando todas as ideias e os materiais pesquisados.
2ª etapa
Apresentação de textos polêmicos em que os alunos discutirão através de chats.
3ª etapa
Os alunos publicarão um texto de opinião no blog da sala.
4ª etapa
Os alunos confeccionarão folders com ferramentas disponíveis no computador como, InDesign, Power Point, Word e utilizarão a mala direta como meio para enviar os folders a fim de conscientizar a comunidade. Poderão elaborar enquetes sobre a maneira como a população age frente aos problemas hoje encontrados em nosso planeta e para estes fins utilizarão as redes sociais.
Avaliação
Observar os textos produzidos pelos alunos mostrando as finalidades a que eles se propõem.
Segundo Margall (2011) “em educação, a quebra de paradigmas não tem fim. O aluno que parece não estar prestando atenção na aula, checando mensagens no Twitter, pode estar procurando informações essenciais para a discussão em sala de aula; numa universidade, o aluno que troca mensagens via Facebook com seu amigo pode estar simplesmente realizando um trabalho em grupo”.
Referência bibliográfica
MARGALL, Gonçalo. Novos paradigmas de sala de aula. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com>. Acesso em: 6 jan. 2011.
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (Paulo Freire)
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