quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais projetos: Evânia Silva Louro

Foco:


Ensinar os alunos a trabalhar suas capacidades de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor.
Desenvolver a habilidade de sintetizar um texto pode se tornar um ótimo recurso que poderá ajudar o aluno em todas as disciplinas, pois estará atento às ideias principais e se lembrará dos pontos chaves do conteúdo. 


Público-alvo:
Alunos do Ensino Médio.


Recursos a serem utilizados:
-Computador,impressora, celular, Internet, jormais, revistas, livros, etc.


Objetivos
1) Identificar e analisar biografias de quaisquer pessoas que eles admiram;
2) Motivar os alunos para a leitura crítica da opinião contida em diversos sites sobre a pessoa escolhida;
3) Desenvolver técnicas de escrita de textos; 
4) Intensificar a precisão semântica;
5) Conhecer e exercitar a coerência e a coesão textuais.


Estratégias
Aula 1
1) Peça aos seus alunos para que eles pensem em uma pessoa famosa que eles adiram;
2) Com o uso da Internet, solicite aos seus alunos que selecionem textos biográficos desta personalidade. Nota: Caso a escola tenha disponível impressora, imprima-os, caso contrário, peça aos alunos para copiarem parte de suas pesquisas, ou até mesmo, para àqueles que possuem celular tirarem fotos das páginas pesquisadas.
3) Peça aos seus alunos para navegarem na Internet e buscarem textos sobre a trajetória pessoal e profissional desta personalidade. 
4) Feita a pesquisa, cada aluno deverá informar em voz alta para o restante da turma, o nome da personalidade escolhida. 
5) Apresente, modelos de textos biográficos, explique quais são os elementos principais que devem conter em biografias.
6) Promova a discussão e estimule a turma a argumentar sobre o assunto;
7) Em casa, aos alunos devem pensar sobre suas personalidades e coletarem materiais em jornais, livros e revistas sobre estas. Estes materiais deverão ser trazidos para a próxima aula. 


Aula 2
1) Os alunos deverão escrever uma pequena biografia com no máximo 15 linhas. Eles poderão utilizar os materiais que eles colheram em casa e na internet. Essa atividade irá levar todo o tempo de aula e a professora irá auxiliá-los durante este tarefa. 
2) Os alunos deverão entregar os textos para a professora para que ela os corrija. Neste momento, a professora traçará em suas anotações, as principais dificuldades dos alunos na escrita. Esses dados poderão ajudá-la nos planejamentos das próximas aulas.


Aula 3
1) A professora destribui os textos corrijidos. 
2) Os alunos deverão apresentar suas biografias na sala de aula e posteriormente, em um blog, que deverá ser criado por algum aluno voluntário que fique como representante da turma.
3) Como estímulo, os textos serão enviados para possível publicação na Wikipédia.
4) Como comentário geral, a professoa, deverá explicar os erros apresentados na redação das biografias e elogiar o entusiasmo de todos os alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário