quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais projetos: Deisy Nanci Urias de Morais

Projeto “Pra falar tem que aprender!”


Introdução
A escola é o local que, por excelência, deve permitir aos alunos que se apropriem de meios eficazes para a comunicação/ interação com a sociedade. Na escola, alunos e professores se deparam, diariamente, com situações de comunicação em variados níveis de formalidade e de informalidade de uso da língua. Pretende-se, com este trabalho, pensando na importância de a escola aproveitar as situações de interação como situações de aprendizagem significativa, oferecer um projeto didático a ser desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio, no qual possam refletir sobre usos da linguagem falada, com ênfase nas situações que exigem mais formalidade do uso da língua nesta modalidade (falada).


Justificativa
Mesmo que a escola se constitua como local privilegiado de interação e comunicação, o ensino de habilidades de comunicação tem se pautado, há tempos, pelo ensino da comunicação por meio da modalidade escrita da língua. Havia (e ainda há) o mito de que, ao ensinar a “escrever bem”, automaticamente ensina-se a “falar bem”. Tal constatação é, como nos mostra Marcuschi (2003), um equívoco, visto que língua falada e a língua escrita não são modos de representação unívocos. São duas maneiras diferentes de usar a língua, com particularidades diferentes de uso. Dessa maneira, cabe à escola também o ensino da linguagem falada, para que os alunos possam compreender que o nível de formalidade, por exemplo, das situações de fala serão decididos de acordo com o gênero exigido, da situação e do público-alvo etc.; informações que devem ser tratadas sistematicamente na/pela escola. Por isso, o presente projeto se justifica pela importância em se trazer para a escola o ensino sistemático da linguagem falada, tendo em vista o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, independente da modalidade de uso da língua empregada nas situações de comunicação.


Objetivos
O objetivo geral deste projeto é permitir aos alunos do 2º ano do Ensino Médio que reflitam sobre a importância do planejamento para o sucesso das situações de comunicação oral formais das quais participam (ou venham a participar). Para atingir ao nosso objetivo geral, perpassaremos por outros objetivos: levar os alunos a perceberem que não basta aprender a escrever bem para que aprendamos a falar bem; permitir que percebam que a língua falada, assim como a escrita, apresenta regras e normas de realização social.


Recursos
Para a realização do projeto, usaremos vídeos baixados da internet para a análise inicial; uma filmadora para os registros das apresentações dos alunos; um computador com acesso à internet para a postagem dos vídeos das apresentações dos alunos.


Desenvolvimento
1ª etapa: os alunos assistirão a variados vídeos nos quais possam analisar situações de uso da língua falada. Tais vídeos apresentarão tanto situações mais formais como situações menos formais de uso da língua falada. Ao assistirem aos vídeos, deverão registrar as diferenças percebidas em relação ao uso da linguagem falada, tais como: a postura corporal, os gestos, a entonação, o tipo de vocabulário empregado, as vestimentas etc. nas diversas situações de interação analisadas. Nesta etapa, devem ser levados a perceberem que a linguagem falada pode ser realizada de maneira mais ou menos informal, de acordo com a situação social que a exige.


2ª etapa: após a etapa de análise das características de usos possíveis da linguagem falada, os alunos deverão escolher um conteúdo de alguma disciplina (menos de Língua Portuguesa) para que preparem comunicações orais. Pretende-se que os alunos percebam que os conhecimentos relacionados à aprendizagem da linguagem não se restringem à disciplina de Língua Portuguesa. Depois de escolhidos os temas, os alunos deverão se debruçar a prepararem/ planejarem as apresentações, que deverão ter no mínimo 20 e no máximo 30 minutos de duração. Essas apresentações poderão ser assistidas pelos professores das disciplinas escolhidas pelos alunos para a elaboração da apresentação e por outros convidados, visto que serão apresentadas em horários diferentes dos horários de aula, no auditório da escola.


3ª etapa: apresentação e gravação das apresentações. Nesta etapa, os alunos materializarão as apresentações, tendo gravadas as comunicações orais. Os vídeos deverão ser postados num canal de vídeos na internet (Youtube) para que todos tenham acesso, além de os vídeos poderem ser assistidos por terceiros.
Tempo de duração do projeto: 3 aulas para a análise e discussão das características da linguagem falada. As apresentações deverão acontecer em horários diferentes, de acordo com a disponibilidade de uso do auditório.


Avaliação
Todas as atividades serão avaliadas pelo professor, por meio de registros sobre a participação, o desempenho e o envolvimento dos alunos no processo de realização do projeto. Ao final de cada etapa, os alunos participarão de rodas de autoavaliação, nas quais poderão refletir sobre seu próprio desempenho em relação às atividades propostas e sobre o conhecimento sobre a linguagem falada gerado durante o projeto.


Referências
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003.

Um comentário:

  1. Que bacana, não tinha visto que meu projeto estava aqui. Encontrei-o por acaso, acredita?! Profª, se possível, peço que corrija meu nome, a maneira correta de escrever é: DeisE NancY Urias de Morais, sim? Um abraço e até mais!

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