quinta-feira, 5 de maio de 2011

Projeto 5: trandisciplinaridade usando o tema cerveja

Autora: CARLA BAYER BARRETO DIAS


Plano de Aula Ensino Fundamental II

O bem  e o  mal da cerveja.

Bloco de Conteúdo
 Língua Portuguesa, geografia, Ciências Naturais.
Conteúdo
Verbete enciclopédico
 desenvolvimento  social e econômico  da comunidade.
História da comunidade.
Composição da cerveja  

Objetivos

-  reconhecer verbetes enciclopédicos
- pesquisar os verbetes na internet  com uma olhar crítico para saber se as informações são verdadeiras.
-  relacionar a instalação da fábrica da AMBEV com o desenvolvimento da comunidade.

Relacionar a facilidade atual de comunicação com a dificuldade  de um jovem de expor suas ideias  no século XX.

Analisar  a composição da cerveja pra identificar  as qualidades e os males causados pela cerveja.

Ano 
9º. 

Tempo estimado 
três aulas. 

Material necessário 
Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint, data show, computador,fotocópias , rótulo de cerveja, revistas, cola, tesoura e cartolina.

Desenvolvimento 

1ª etapa 
Iniciar aula levando os alunos até o laboratório de informática e mostra  no data show a imagem   do facebook:< http://www.facebook.com/> ,  e do twitter : http://twitter.com/ ; perguntar se o que um jovem pensa pode ser postado/ escrito  nesses sites.  Explicar que atualmente é fácil mostrar suas ideias, expor opiniões,  que no século XX não era fácil assim, dar exemplo o manifesto antropofágico, mostrar a imagem do Ababoru  de Tarsila do Amaral no data show e explicar a defesa da questão antropofágica pelos escritores Oswald Andrade, Manuel Bandeira e Mário de Andrade.  Questionar a facilidade de expor  qualquer coisa na internet,mostrar a necessidade de filtrar informações  e de colocar na internet informações que sejam pertinentes para o conhecimento do público, dar o exemplo do site WikiLeaks  < http://www.wikileaks.ch/> que traz informações sigilosas  mostrando a sujeira de algumas empresas e governos.
Explicar que na atualidade os jovens tem acesso a cultura de outros países, outros hábitos e valorizar a sua cultura é muito importante, ou seja dialogar com outras possibilidades é bom mas valorizar suas características, dar exemplo da turma da Mônica jovem http://www.revistaturmadamonicajovem.com.br/magali-cascao/personagens/cebola-167970-1.asp  que traz  as características de seus personagens mas dialogam com a cultura japonesa do mangá. 

2ª etapa 
iniciar  com o questionamento: o significado da palavra enciclopédia?, eles deverão associar a um livro antigo com explicações  longas sobre uma assunto específico. Explicar que existe enciclopédia on-line e que qualquer usuário pode ajudar a montá-la.
Pedir aos alunos que entrem na página: http://www.wikipedia.org/ , que selecionem o idioma que falam ( português), explicar que no campo pesquisar eles podem digitar uma palavra e o conteúdo sobre esta aparecerá.
Pedir aos alunos que digitem o campo pesquisar : km 32 (Nova Iguaçu), e leiam o conteúdo sobre a sua comunidade. Perguntar o que esse texto mostra que o bairro tem de diferente dos demais de Nova Iguaçu? Uma boa estrutura por causa da fábrica da AMBEV.
Perguntar se os alunos conhecem o processo de fabricação da cerveja, pois a fábrica está dentro da comunidade escolar. Explicar para os alunos o processo de fabricação da cerveja. http://www.ambev.com.br/pt-br/sociedade-da-cerveja/fabricacao/fabricacao 
Do campo às latinhas e garrafas, o processo envolve diversas etapas.
A produção da cerveja tem um longo percurso. Do campo às latinhas e garrafas, o processo envolve diversas etapas: maltagem, brassagem, fermentação, maturação, filtração e envasamento e pasteurização.

Conheça cada uma das etapas da fabricação da cerveja:

1. Maltagem: grão vira malte 
Depois da colheita no campo, a cevada segue para as maltarias. Essas fábricas têm a função de umedecer, germinar e secar os grãos. Só assim o amido do cereal transforma-se em açúcar fermentável, processo essencial para a criação da cerveja.
A primeira etapa na maltaria é a maceração. Os grãos recebem água e oxigênio e, depois de algumas horas, ficam prontos para a germinação. Nessa segunda etapa, que dura alguns dias, é que se formam os enzimas que preparam o amido e as proteínas do cereal. Surge o malte.
Por fim, a matéria-prima passa por secagem ou torrefação. Nesse processo, dependendo da intensidade, o malte pode assumir colorações e aromas que contribuem para formar a personalidade da cerveja. Cervejas escuras, por exemplo, têm aroma de malte torrado.

2. Brassagem: malte e água viram mosto 
Os grãos passam por trituração. A moagem tem a função de expor a parte interna dos grãos para concluir a ação enzimática. Já moído, o malte segue para um tanque com água quente. Essa mistura é cozida. O processo, feito com diversas temperaturas, ativa as enzimas do cereal e transforma o amido em açúcar fermentável. O resultado é um líquido turvo, grosso e adocicado, chamado de mosto.

Em seguida, o mosto primário é filtrado e refiltrado, para eliminar o bagaço de malte. Já filtrado, o conteúdo é bombeado para uma caldeira. A fervura intensa não só esteriliza o mosto como ajuda a definir a cor e sabor da cerveja. Nessa etapa mais um ingrediente é adicionado: o lúpulo, responsável pelo sabor amargo e também por aromas florais e herbais da cerveja.

3. Fermentação: a transformação do mosto em cerveja 
O mosto recebe os levedos e é acondicionado em grandes tanques. Nessa fase, o fermento transforma o açúcar do mosto, como a maltose e a glicose, em álcool e gás carbônico. É o cuidado nessa etapa que ajuda a produzir pequenas quantidades de substâncias que, juntas, conferem sabor e aroma à cerveja.
O controle da temperatura varia de acordo com os tipos de cerveja. Cervejas do tipo Lager são fermentadas em temperaturas mais baixas, enquanto as do tipo Ale fermentam em temperaturas um pouco mais elevadas. O processo é determinante para o sabor da cerveja. Por fim, a cerveja é resfriada a 0º C e sedimentos resultantes são separados por decantação.

4. Maturação: a cerveja ganha sabor 
Nessa fase acontecem pequenas e sutis transformações, que ajudam a "arredondar" o sabor da cerveja. Substâncias indesejadas, oriundas da fermentação, são eliminadas, e o açúcar residual é consumido pelas células de fermento remanescentes, em um fenômeno conhecido por fermentação secundária.  A maturação costuma levar de seis a trinta dias, em razão da cepa de fermento e do toque pessoal do cervejeiro. Ao término desse estágio, a cerveja está praticamente concluída, com aroma, sabor e corpo definidos.

5. Filtração: eliminando o excesso de leveduras 
É a etapa de acabamento da cerveja. Depois de maturada, a cerveja passa por filtração para eliminar partículas restantes de leveduras em suspensão. O processo não altera a composição ou sabor da bebida, mas é fundamental para garantir sua apresentação, deixando-a transparente e brilhante. Determinadas cervejas tipo Ale, de alta fermentação, não passam por esse processo e mantêm partículas em suspensão. São elas que conferem personalidade ao sabor, corpo e aroma da bebida.

6. Envasamento: o produto na embalagem 
Uma fase importante para garantir a qualidade e a estabilidade da cerveja. Podem ser usadas garrafas, latas e barris. A cerveja, ou chope, é basicamente a mesma em qualquer das embalagens.

7. Pasteurização: garantindo durabilidade à cerveja 
Logo após o envasamento, o produto envasado é submetido à pasteurização. Nesse tratamento térmico a cerveja é aquecida até 60º C e resfriada até chegar à temperatura ambiente. São esses choques calor e frio que garantem maior durabilidade ao produto - a validade chega a seis meses depois da fabricação. O processo, usado em cervejas em lata e garrafa, não altera a composição ou sabor. Nos barris, a cerveja normalmente não é pasteurizada. Eis o chope, a cerveja não pausterizada que vai diretamente para os barris. Com validade menor, variando de 10 a 15 dias, necessita de consumo mais rápido.


3ª etapa 
Iniciar a aula  mostrando  as propriedades nutritivas da cerveja < http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/loira-que-vem-do-fungo-532056.shtml>  , que são ricas em minerais e vitaminas. Pergunte para os alunos  de onde vêm esses nutrientes.   Explique que, por ser de origem vegetal, a cevada retira do solo vários ingredientes, que ficam depositados em sua seiva, folhas e grãos e se conservam durante o processamento. São vitaminas essenciais, como as do complexo B, antioxidantes, vitaminas C etc. 
De modo geral, a planta é rica em cobre, potássio, magnésio, silício e zinco, elementos que podem ser benéficos em certos problemas, como asma, bronquite, problemas de pele e outros. Conversar com os alunos que a cerveja possui benefícios e que a propaganda sempre a associa a algo afrodisíaco, mas que há um lado ruim no consumo da bebida, por  isso ela é destinada somente para maiores de 18 anos, incentivá-los ao não consumo precoce da bebida. 
Mostrar um rótulo de cerveja para os alunos para identificarem os ingredientes e perceberem que esta possui álcool, ler  os trechos da reportagem da Veja sobre os males do álcool:  http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/saude/os-males-do-alcool/
Engorda Cada grama de álcool fornece 7 calorias. O álcool só fica atrás da gordura, que fornece 9 calorias por grama. Além de a bebida alcoólica ser naturalmente mais calórica, ainda prejudica o metabolismo das gorduras. Tomar todas no carnaval engorda, e muito!
Sobrecarga no fígado O álcool é metabolizado no fígado – e bebida em quantidade alta maltrata muito do órgão, responsável por dois processos importantes para o fornecimento de energia para o corpo: a neoglicogênese e a glicogênese. Por isso ocorre indisposição e seguramente haverá queda no rendimento esportivo um dia após beber. Aliás, muitas doses de álcool podem levar ao coma alcoólico, quando o indivíduo fica com hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue). O remédio? Glicose na veia.
Desidratação O álcool desidrata, pois inibe o ADH, o hormônio antidiurético. Ficar desidratado deixa o sangue mais denso, o que causa maior stress circulatório e os rins também são forçados a trabalhar mais. Quem sai para correr de manhã, após ter bebido na noite anterior estará mais exposto a uma hipertermia e/ou sobrecarga renal.
Discutir com os alunos os males que o álcool faz no organismo.

Avaliação

Pedir aos  alunos que produzam um texto mais completo sobre bairro em que moram ( km 32)  para ser postado na Wikipédia. Discutir quais as melhores ideias sobre o bairro.
Pedir aos alunos que confeccionem cartazes sobre os males do álcool  

Nenhum comentário:

Postar um comentário