Autora: CARINA DA SILVA ROMERO
PROJETO SOBRE OS ÍNDIOS
PROJETO SOBRE OS ÍNDIOS
Objetivos:
*Conhecer e refletir sobre a cultura indígena;
*Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos índios;
*Conhecer e discutir sobre a influência da cultura indígena em nossa vida;
*Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade com uma diversidade cultural tão grande como a brasileira;
*A partir do tema gerador desenvolver atividades em diferentes áreas de estudo;
* Entrar em contato com ferramentas de ambientes virtuais, como blog;
* Conhecer novos meios de pesquisa e de desenvolvimento de atividades extraclasse;
*Produzir um blog sobre a cultura indígena.
Conteúdos:
*Pesquisa de ambiente virtual na internet;
*Gênero Blog;
*Cultura Indigena.
Planejamento:
As propostas de atividades presentes neste projeto contemplarão os temas transversais contemplados nos PCN’S: Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente e Cidadania.
Tempo estimado: 9 períodos.
Material necessário: fotos e figuras de índios, apresentação de power point sobre a cultura indígena, filme Tainá, notícia sobre o índio Pataxó, computadores do laboratório de informática, sala de vídeo.
Faixa etária: Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.
Tecnologia de ensino: Construção de um blog.
1º Passo (1 período): Pedir que os alunos levem para a sala de aula fotos ou recortes de figuras que pareçam com indígenas. Assim que inicia a aula, o professor analisará com os alunos cada foto ou figura, pedindo que todos argumentem sobre cada decisão. Logo em seguida o professor apresentará algumas figuras de alimentos, objetos e palavras em apresentação de Power point procurando incentivar os alunos a falar sobre os conhecimentos que já possuem sobre o assunto (conhecimentos prévios). Após o professor questionará os alunos acerca das suas dúvidas sobre o assunto e sobre o que desejam saber sobre o tema.
2º Passo: Formulação de problemas que servirão de direcionamento para a construção de blogs. Cada aluno deverá, ao fim do projeto, criar um blog para postar o sub-tema (que será sorteado pelo professor) a partir das questões abaixo. Os alunos deverão postar em seus blogs textos criados por eles mesmos sobre o assunto a fim de informar, alertar e motivar as pessoas a respeitar a cultura indígena.
Questões:
1. Ainda existe preconceito com os índios?
2. O que as pessoas sabem, pensam e acham sobre a cultura indígena?
3. O que é possível fazer para ajudar a mudar o quadro de preconceitos e discriminação aos índios?
4. A culinária indígena é utilizada na cozinha brasileira? Como?
5. Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
6. Quais são as tribos encontradas no Brasil e como vivem atualmente?
7. Quais são as palavras do vocabulário indígena?
8. Há influencia indígena na Língua Brasileira?
9. Há influência indígena no artesanato brasileiro?
10. Há influencia indígena na medicina caseira?
3º Passo (2 períodos): Conduzir os alunos até a sala de vídeo para assistir ao filme Tainá- para realizar debate sobre o assunto.
4º Passo (2 período): Levar para a sala de aula a noticia do índio Pataxó que foi morto incendiado por jovens em uma parada de ônibus em um bairro nobre da capital federal no dia 20 de abril do ano de 1997. Após conduzir os alunos até o laboratório de informática da escola para que eles possam pesquisar nos sites dos jornais: Globo.com, A folha de São Paulo, Revista Veja, Revista Nova Escola para procurar artigos e notícias sobre fatos contendo discriminação e preconceito com relação aos índios. Cada aluno coleta as informações que julga importantes para colocá-las aos colegas em um momento de debate.
5º Passo (1 período): O professor conduzirá os alunos até o laboratório de informática a fim de entrar em contato com alguns blogs para que eles familiarizem-se com essa estratégia tecnológica, realizará uma conversa com os alunos a respeito de ferramentas virtuais de interação. Para que servem blogs e fóruns? Quais as características do texto de cada um deles? Convidará a turma a criar um blog para conhecer mais a respeito da cultura indígena, realizando pesquisas e conversas a respeito. Explicará que esses ambientes virtuais irão funcionar como uma atividade extraclasse e é importante que todos se cadastrem como usuários para participar.
6º Passo (1 período): Trazer o material criado para correções e orientações do professor. Momento de reescrita e ajustes finais.
7º Passo (1 período):Construir o blog e postar o material por eles produzidos.
8º Passo: (1 período): Realizar uma avaliação do trabalho realizado com a finalidade de identificar os pontos em que a metodologia e as estratégias de ensino foram utilizadas com sucesso e o que deve ser aperfeiçoado em um futuro projeto desse gênero. Realizar com os alunos uma autoavaliação para que eles avaliem seus desempenhos durante o processo de execução do projeto e fechamento do mesmo, bem como avaliem todo o planejamento feito pelo professor, dando suas opiniões sobre o projeto em um contexto geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário