quinta-feira, 5 de maio de 2011

Projeto 7: uso de tecnologias no ensino

Autor: VICENTE DE CARVALHO DELORME


O projeto a ser desenvolvido deve ser vinculado a alunos do 1º ano do Ensino Médio, aproximadamente. O recurso a ser utilizado diretamente é o Youtube, o que pode proporcionar ainda a utilização indireta de outras ferramentas, como o Facebook, o Orkut e o Twitter. Os objetivos do projeto serão apontados ao longo da descrição das atividades.

O primeiro passo da atividade é a criação de duplas ou trios, de modo que sejam formados grupos pequenos. Isso fará com que cada componente seja participante ativo do projeto e impedirá que certos componentes sejam presenças dispensáveis (ou inativas) de um grupo.

Após isso, será determinada a tarefa: cada grupo terá que inventar um produto – de qualquer campo do nosso cotidiano, seja estético, alimentício, tecnológico – e, com base nele, deverá postar no Youtube um ou mais vídeos que tenham como intuito a divulgação do mesmo. Essa primeira parte tende a valorizar a criatividade dos alunos quanto à invenção de um objeto de venda, bem como a necessidade de criação de vídeos originais e sedutores.

Na próxima etapa, devem ser criados mecanismos de persuasão aos possíveis consumidores, o que, por sua vez, precisará (obrigatoriamente) se fundamentar em outras formas de comunicação. Nesse sentido, pode-se criar um perfil no Twitter, por meio do qual a “empresa” vendedora do produto divulgue vídeos comerciais (do próprio Youtube, por exemplo) e informações que chamem a atenção dos pretensos clientes. 

Outro passo importante do ponto de vista da aproximação com o público pode ser a criação de um perfil no Facebook, de modo que, por meio dele, possam ser divulgados “Eventos” para apresentação dos produtos, para criação de promoções, etc. Por meio desses eventos, aumentam-se as possibilidades de compra, bem como as chances de se ter um feedback no que diz respeito não só à campanha desenvolvida até então, mas também ao próprio produto. Assim, pode-se valorar a aceitação (ou não) do produto pelo público-alvo.

É interessante notar que, ao ser desenvolvido o projeto, os receptores das propagandas via Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, etc podem ser, inicialmente, os próprios alunos e, posteriormente, pessoas quaisquer que se vejam interessadas no produto. Essa adesão do público deve ser um dos fatores de avaliação para que sejam comparadas as formas de divulgação de cada grupo por meio de um parâmetro comum. Nesse caso, seria avaliadas: a quantidade de “views” no Youtube, a quantidade de amigos no Orkut e no Facebook, a quantidade de seguidores do Twitter, a quantidade de citações do produto pelo Twitter, dentre outras possibilidades.         

Vale ressaltar que, obviamente, só podem ser inventados produtos que sejam respeitosos à dignidade humana, que sejam politicamente corretos, que sejam eticamente valorizáveis. Além disso, a linguagem das propagandas deve seguir o mesmo rigor: pode-se tender à informalidade, à coloquialidade, mas não será aceita a linguagem agressiva e vulgar, isto é, aquela que é negativamente apelativa.  

Sendo assim, caberá ao professor – com base na sua percepção sobre a adesão de cada produto – qualificar as técnicas argumentativas utilizadas. Elas foram criativas? Foram inteligentes? Foram inteligentes e criativas? Com isso, o aluno indiretamente desenvolverá sua capacidade persuasiva, sua capacidade de utilizar linguagens (respeitosa e inteligentemente) sedutoras. 

Após isso, uma “macroanálise” do trabalho pode encaminhar a tarefa para o campo do “Marketing Viral”, assunto muito discutido atualmente, que é resultado da nossa sociedade de convergência informacional. Segundo tal conceito, as pessoas hoje não são apenas elementos passivos na divulgação de um produto, mas sim agentes de propagação das informações, resultado da replicação de dados publicitários (ou meramente noticiosos), pelas novas mídias. Nesse contexto, ficará claro para eles que a sala de aula representaria uma Metonímia do país ou até do planeta.

Para finalizar a tarefa, pode-se apontar ainda a possibilidade de ser criado um Formspring para cada grupo, por meio do qual os próprios alunos criariam perguntas, críticas e elogios. Em função desse veículo, cada “empresa” teria como objetivo a manutenção de seus clientes, sua fidelização e a possibilidade de melhorar cada vez mais seus serviços e suas vendas.  

Um comentário:

  1. Muito boa a ideia do projeto!

    boa iniciativa também essa de postar projetos que utilizam as redes sociais.

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